Mais do que uma escola, o Centro de Capacitação foi concebido como um equipamento público a serviço da cidade com o intuito de formar educadores e fomentar a discussão sobre a Educação.
É um espaço para o uso coletivo. Um espaço para estudos, diálogos, encontros, debates. Entre professores, alunos, pais, cidadãos. Espaços amplos, cheios de luz, transparentes. Locais de convivência, permanência e trocas.
O CONJUNTO
Duas edificações concentram as atividades didáticas e de eventos separadamente. Foram implantadas junto a um pátio central que preservou a vegetação original.
Abdicou-se de parte da área do lote para a criação de amplos passeios e uma praça externa, enfatizando o caráter público do conjunto.
Internamente, nos volumes fechados são desenvolvidas atividades de concentração como estudo, aulas, apresentações. Estes estão distribuídos dentro de uma grande praça interna que, assim como em uma praça urbana, organiza o fluxo de pessoas e proporciona encontros.
A separação entre o ambiente interno e externo é dissolvida através de grandes panos de vidro, que conectam as atividades internas e o jardim.
Assim como na cidade, os dois volumes construídos e o pátio central funcionam independentemente, mas estão intrinsecamente ligados. Uma rampa externa possibilita um passeio entre os volumes, deck e jardim.
As soluções construtivas propostas são amplamente conhecidas e ecônomicas. A seleção dos materiais segue a mesma linha: resistentes, duráveis, econômicos e simples.
Alvenaria com pintura branca, pisos em granilite branco, painel de madeira ecológica, caixilho de alumínio e estrutura aparente de concreto.O branco em contraposição ao verde dos jardins.
O VERDE
Por sorte, o terreno original possuia imensas árvores que se transformaram em dois jardins: um público e outro interno.
Essas duas massas verdes, além da estética, proporcionam aos usuários ambientes muito agradáveis de convivência. Contribuem também para um melhor desempenho térmico e acústico das edificações.
A preservação dessa vegetação foi o ponto de partida do projeto.
A LUZ
A luz é filtrada por meio de aberturas, coberturas e vegetação. É refletida inúmeras vezes pelas superfícies brancas e penetra no interior da edificação.
No bloco didático, na face oeste, em função da insolação, definimos pequenas aberturas, formando um mosaico de luz ou sombra que indica sutilmente as atividades do interior.
Na face sul, um grande pano de vidro voltado ao jardim inunda de luz as áreas internas. Na face norte, as salas de aula contemplam a praça pública e a vegetação protege as janelas piso-teto dos raios solares.